Com as mulheres se destacando cada vez mais no campo
profissional, cresce o número de crianças que ingressam mais cedo no ensino
infantil. Mas será que estas mulheres realmente sabem do papel que a escola tem
na vida de seus filhos além dos simples cuidados básicos?
Com indignação, uma professora e coordenadora de educação
infantil relatou na sua página do facebook um trecho do diálogo que ouviu no
ônibus entre duas mães, uma delas disse: “prefiro deixar meu filho na escola
pois a professora tem mais paciência”. Como?
Socializar, conviver com outras crianças, iniciar a
alfabetização são razões um pouco mais contundentes para se optar a
deixar uma criança na escola. No entanto, muitos pais adotam uma conduta
passiva e enxergam a instituição de ensino como um depósito para seu filho
ficar até ser “retirado” pela mãe ou pai na volta do trabalho – ou simplesmente
porque a “paciência” em casa não pode ser exercida.
Não raro, professores e diretores têm reclamado desta postura que fica evidente em muitos aspectos, como por exemplo na falta de acompanhamento das tarefas diárias que são realizadas pela escola e registradas nas agendas dos pequenos.
Não raro, professores e diretores têm reclamado desta postura que fica evidente em muitos aspectos, como por exemplo na falta de acompanhamento das tarefas diárias que são realizadas pela escola e registradas nas agendas dos pequenos.
“Espero que os pais tenham como conduta compreender que a
escola é um espaço de troca de saberes e não apenas um espaço para o cuidar”,
afirma Aparecida Cordon, pedagoga de ensino infantil da Prefeitura Municipal de
São Caetano do Sul.
Os pais que ficam, em média, 8 horas no trabalho deixam seus
filhos por cerca de 10 horas na escola. Lá as crianças são trocadas e
alimentadas, responsabilidades da escola pelos tais cuidados básicos. Mas, além
disto, são estimuladas, participam de brincadeiras direcionadas; é na escola
que essas mesmas crianças exercitam a troca, a exploração, o conhecimento;
muitas vezes é na escola que se percebe que algo está errado com a criança, que
apenas leva com ela o reflexo do que vive em casa.
A escola de ensino infantil tem um
papel social e de formação muito mais relevante do que apenas o de brincar,
distrair e cuidar.
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