sexta-feira, 24 de maio de 2013

Música em Família conta um pouco sobre sua receita de sucesso e felicidade


Inicialmente criado para levar shows de música aos auditórios e anfiteatros das escolas de São Paulo, 
o Música em Família já fez mais de 400 apresentações em escolas da capital e interior. 
Com o tempo, o projeto foi se reformulando. 
Criado pelo casal Eduardo Bologna, guitarrista e produtor musical, e Paula Santisteban, cantora e produtora artística,
Música em Família - que celebrou seus 10 anos no início de 2013 -  já lançou 4 cds, entre os quais 
Receita de Felicidade e Um Para o Outro, projetos pedagógicos que contêm 1 livro de atividades e um CD.

Esta semana, a revista Veja São Paulo lançou uma matéria online sobre o Música em Família, e o blog Meninas Azuis aproveitou para dissecar ainda mais o assunto com o oráculo musical do projeto, Eduardo Bologna.
Para ele, sair do modelo inicial de shows e partir para o lançamento de projetos pedagógicos não veio como decisão, mas como uma realidade das escolas. A diferença dos shows do Música em Família para outros eventos foi o papel de maior aproximação com escola e público, resultado da experiência adquirida por Paula Santisteban, que atuou por 11 anos como professora de música.
“Sempre existiu o antes e o depois dos eventos, com atividades para serem realizadas na sala de aula”, conta Eduardo. Ao receber um livro com cd com temas que incentivavam questionamentos e maior interação entre criança e família, as escolas passaram a perguntar aos músicos como estender o assunto para outras áreas da escola. Foi neste momento que surgiu o estreitamento do laço com a educação. “Os projetos paradidáticos surgiram como uma reação a partir de pedidos das escolas”, afirma o diretor musical.
No formato de livro+cd+manual do professor, estes projetos são criados a partir de 3 pilares:
- questionamento (o que possa ser parte da vida da criança e sua família);
- conceito artístico (criação em si e desenvolvimento de temas secundários);
- assunto subjetivo (onde criança e família vão se envolver).
A nova criação da equipe que envolve músicos, ilustradores, pedagogos e consultores educacionais chama-se Para Sempre, e será lançada em agosto deste ano. Para Sempre vai tratar sobre a vida em relação ao tempo, tendo como alicerce a criança e o idoso, fazendo um paralelo com a jardinagem: “Somos parte da natureza e a modificamos”, cita Eduardo. O livro com cd vai apresentar a criança e sua família como parte da natureza e do planeta. O conceito artístico se fundamenta na World Music, com muitos elementos de percussão.
O Música em Família já se apresentou no interior de São Paulo e na sua programação de novos shows já constam Fortaleza, Goiânia e Belo Horizonte. A nova meta da equipe é ampliar as fronteiras para fora das escolas, em espaços que possam ser ocupados por novas famílias, novos alunos e professores proporcionando a chance de escolas menores (que não teriam chances de arcar com os custos de logística que o projeto envolve) conhecerem o trabalho.
Entre outras novidades do Música em Família, consta o lançamento de uma linha de produtos (camisetas, livros, cds) que se estenderão para o público fora do universo escolar, mas o material da escola é exclusivo: “Temos de privilegiar as escolas. Acreditamos que devam ser valorizadas não apenas como lugar para crianças, mas lugar para a comunidade como um todo, sendo centro cultural e de capacitação”, conclui o diretor musical.

Para saber mais sobre este incrível projeto de música e seus criadores, acesse www.musicaemfamilia.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário